Resenha da sessão do dia 08/11/2011

Publicado em 10 / novembro / 2011 |

Ouça o audio:
RESENHA CAMARA 08-11-2011

Presidente da Câmara fala sobre situação da Saúde

O presidente da Câmara, Dr. Cecílio José Prates (PDT), falou durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, sobre a área de Sáude do município.

            De acordo com o vereador, a Saúde foi degradada no governo anteriorcom aimplantação dos Programas de Saúde da Família. “Com relação a Saúde do município, eu sinto muito em dizer, mas a Saúde do município foi degradada pelo governo anteriorcom aimplantação dos PSFs e o governo atual deu continuidade e o prefeito não tomou as providências necessárias. No meu modo de entender de médico e agora que voltei a fazer plantão no pronto socorro, está lastimável. Nós não temos atendimento primário de Saúde”, comentou o vereador.

            Dr. Cecílio disse que participou da homenagem aos servidores públicos aposentados e pensionias. Segundo ele, ele conversou com 10 idosos, que só lhe apresentaram reclamações, como falta de medicamentos, de cesta básica. “Eu recebi tantas reclamações e fiquei até com vergonha. Como eu iria dar um diploma, se as pessoas estavam com várias reclamações. Passei mal e fui até embora e não fiquei até o fim”, disse o vereador.

            Sobre casas populares, o vereador explicou que a Câmara Municipal autorizou uma área de interesse social. “Venderam esta área para uma empresa que não irá fazer casas de interesse social. Foi feito um levantamento que mostrou que 72% da população  tem uma renda menor de três salários mínimos e eles não estão incluídos neste programa. Não vamos conseguir casa”, destacou.

Vereador José Antonio agradece apoio

O vereador José Antônio Lopes (PSB), fez uso da palavra durante a última sessão da Câmara Muncipal e comentou sobre seu tratamento de saúde no Hospital do Câncer de Barretos.

            O parlamentar fez agradecimentos aos votos de solidariedade e orações. “Quero agradecer as orações que a comunidade guariense tem dedicado a mim neste meu tratamento de saúde. A todas as pessoas, aos meus amigos, à minha família, muito obrigado por este apoio neste momento difícil que estou passando”, comentou o vereador.

            José Antônio também comentou sobre projeto de lei do Poder Executivo que ajustas o quadro de pessoal da prefeitura municipal. O vereador disse que o projeto é importante, pois irá corrigir algumas injustiças com alguns profissionais.

            De acordo com o vereador, o maior erro das administrações que passaram foi beneficiar algumas categorias e outras não. “O maior erro foi fazer para alguém e não fazer para todos. Temos que ter igualdade em relação aos funcionários públicos. O que estes servidores estão reivindicando, é algo justo, que já tem o meu apoio”, disse ele.

Vereadora Maurilia Landim destaca conselho da Mulher

A vereadora Maurilia Landim (PDT), fez uso da tribuna durante a sessão da Câmara Municipal e também cobrou a construção de casas populares.

            De acordocom avereadora, o projeto para a construção de casas no município não irá atender as famílias de baixa renda. “Nós votamos aquele projeto para tornar o terreno de interesse social, mas este projeto que está sendo implantado por uma empresa no município não vai atender as famílias de baixa renda que sonham com sua casa própria”, disse ela.

            A vereadora também citou a formação do conselho da Mulher, o qual ela está fazendo parte juntamentecom avereadora Maria Aparecida Silva Armani. “Nós  mulheres estamos unidas para formar este conselho, para que o mesmo seja atuante na nossa comunidade. Eu e a vereadora Cida Armani que sempre lutou por esta conquista estamos envolvidas e vamos continuar trabalhando para que este conselho se torne atuante”, disse ela.

Vereador João Barbosa elogiou funcionários da Saúde

O vereador João Francisco Barbosa (DEM), líder do prefeito na Câmara Municipal falou durante a sessão da Cãmara Municipal, sobre os funcionários da área da Saúde do município.

            Segundo o vereador, os funcionários da área da Saúde são dedicados. “Os funcionários da área da Saúde são dedicados e trabalham em favor da nossa comunidade. Fico feliz em vê-los aqui em nossa sessão ordinária”, disse ele.

            O parlamentar também comentou sobre o anel viário Julio Robini, que teve suas obras paralisadas e devem retornar na próxima semana. “Tive informações concretas que a obra vai continuar na próxima semana. É uma obra do Estado, mas que é sempre cobrada por parte do nosso prefeito municipal”, disse ela.

            João Barbosa citou a construção de casas populares que devem ser construídas no município  e beneficiarão a comunidade. “As casas serão construídas”, garantiu ele.

Vereadora Cida Armani faz reivindicações

A vereadora Maria Aparecida Silva Armani (PT), a Cida Armani, falou durante a sessão da Câmara Municipal sobre a formação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

            A vereadora também citou algumas reivindicações de moradores, como na avenida 39, no bairro Bom Jesus. “Os moradores estão reclamando, pois as ruas não estão sendo limpas adequadamente, além de terrenos onde são encontradas cobras e animais peçonhentos. Peço ao líder do prefeito que solicite a solução deste problema”, comentou ela.

            Cida Armani também comentou sobre a praça do bairro Fábio Talarico, a Cohab 1, que está abandonada, bem como a praça São Sebastião, que está com o banheiro depredado.

            A vereadora destacou a formação do Conselho da Mulher, que segundo ela será um avanço nas políticas públicas voltadas para as mulheres. “O objetivo é do conselho são

Vereador José Mendonça cobrou construção de casas

O vereador José Mendonça (PDT), voltou a cobrar durante a sessão ordinária a construção de casas populares para a população, em especial a de baixa renda.

            De acordo com o vereador foi aprovado pela Câmara Municipal projeto de lei que tornou área no município de interesse social, visando a construção de casas para famílias de baixa renda.

            Mendonça disse que votoucom acerteza de que a área seria de interesse social. “Votamos para interesse sócial e infelizmente veio uma empresa que se propôs a retirar a lagoa de esgoto das proximidades, mas cerca de3 a4 mil pessoas que fizeram as inscrições e estavam sonhando com as casas, foi solicitado um valor alto de entrada que foge dos padrões de nossa comunidade. Quem tem hoje de15 a16 mil reais para dar esta entraa a não ser pessoa que trabalham há muito tempo em uma empresa? Qual benefício que nossa população mais carente está tendo? Nenhum!”, disse ele.

Vereador José Renato destaca conquista de deputado

O vereador José Renato Tavares (PSB), fez uso da palavra durante a última sessão ordinária sobre o Concurso de Fanfarras e Bandas realizado no município.

            Segundo ele, foi um evento importante, mas é preciso ter mais planejamento. “Foi mal planejado.Fui no estádio, com refletores danificados. Então, o pessoal que veio de outras cidades e chega no estádio, com iluminação fraca e buracos na calçada, é lamentável”, disse ele.

            O parlamentar também citou problema enfrentado por moradores nas proximidades da avenida Lions Clube, onde pessoas estão jogando animais mortos e entulho. “Os moradores das proximidades estão pedindo auxílio para limpar aquela área”, comentou ele.

            José Renato também citou projeto enviado pelo Deputado Federal Dr. Marco Aurélio Ubiali, denominado Livro Aberto, que tem como objetivo beneficiar a Casa de Cultura, com doação de livros e equipamentos.

Vereador José Reginaldo Moreti falou sobre visita de deputado

O vereador José Reginaldo Moreti (PSDB), falou durante a sessão ordinária da Câmara Municipal sobre a visita do Deputado Roberto Engler ao Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, instalado no Clube do Grupo Colorado.

            Segundo o vereador, o deputado esteve visitando Guaíra a convite da presidente do Instituto, Josimara de Mendonça. “Fiquei impressionado com a estrutura do instituto e o investimento que o Grupo Colorado está fazendo em nossa cidade, favorecendo um projeto social e cultural”, disse ele.

            Moreti disse que o deputado ficou muito feliz com a visita. “Existe o projeto Guri, o projeto Usina da Dança, biblioteca e outras atividades. Fiquei muito feliz em conhecer a Josimara e também o seu trabalho em favor da nossa região. Conseguimos uma verba de R$ 50 mil para o Instituto comprar um veículo comprar um veículo que irá favorecer toda a equipe”, comentou ele.

            O parlamentar também comentou sobre a visita que o Deputado Roberto Engler fez as escolas Dalva Lelis e Enoch Garcia Leal, escolas estas que receberam recursos provenientes do trabalho desenvolvido pelo parlamentar do PSDB.

            Moreti também destacou o Concurso de Fanfarras e Bandas realizado no município e a belíssima apresentação da FANEGAL e também da Lyra Muscial Guairense.

            O vereador também agradeceu a presença de funcionários da área de Saúde e autarquia DEÁGUA, e manifestou apoio ao projeto de lei que regulamenta a mudança de padrão de cargos na prefeitura, que irá beneficiar tais servidores públicos.

Vereador Marco Pugliesi destacou conquistas para entidades

O vereador Marco Antônio Lopes (DEM), falou durante a sessão da Câmara Municipal sobre a construção de casas populares.

            Segundo ele, serão mais de 730 pessoas que serão beneficiadas com as casas populares. “A empresa ligou e informou que as casas serão construídas. Mas, sabemos que aqui existem mais de 3 mil pessoas com necessidade de cadas. Existem pessoas com menor poder aquisitivo que precisam de moradia”, disse ele.

            O vereador Marco Pugliesi disse que uma de suas reivindicações sempre foi o lotamento popular que entendia ser uma solução para o déficit habitacional, mas que ele não estava presente nos últimos anos para cobrar do prefeito a implantação deste projeto.

            O parlamentar também citou a amizade com o vereador José Antônio Lopes. “O vereador José Antônio é meu amigo. Temos ideias políticas divergentes, independente de ideologias políticas ou não, mas acima de tudo ele é meu amigo. Não costumo misturar as coisas”, disse ele.

            O vereador falou sobre suas indicações, dentre elas a solicitação de construção de um centro de lazer no bairro rural São José do Albertópolis, o Guaritá, comunidade edsta que ele tem um grande carinho.

            Marco Pugliesi também confirmou a celebração do convênio para a liberação de R$ 50 mil para o CEREA e R$ 50 mil para o SOS. “No dia 3 de novembro, na DRADS de Barretos, foi assinado o convênio para as duas entidades”, disse ele.