Resenha da Sessão da Câmara Municipal de Guaíra

Publicado em 8 / novembro / 2011 |

Vereador Dr. Cecílio cobra uniformes para crianças

O presidente da  Câmara Municipal, vereador Dr. Cecílio José Prates (PDT), fez uso da palavra durante a sessão da Câmara Municipal.

O parlamentar voltou a falar em área de Saúde. “Nossa Saúde não vai bem, mas,  não é só a nossa não, é de todo o país. Enquanto não houver um investimento maior por parte do governo federal, sem transferir responsabilidade para os municípios, a área de Saúde dos pequenos municípios como Guaíra vai ficar aquem do progresso tecnológico da Saúde”, disse ele.

Dr. Cecílio disse que preciso que exista uma união de forças em favor da área de Saúde do município para resolver o problema da área de Saúde. “Esta história de termos pronto socorro infantil e clínica só para mulher é utopia. O que nós temos que fazer é sentar todos e discutir Saúde”, frisou o vereador.

O parlamentar voltou a cobrar uniformes para as crianças das escolas municipais. “Hoje, nós estamos cobrando solução para os uniformes  que iguala as nossas crianças. O unfirme serve para evitar muitas coisas que acontecem, como o preconceito”, disse ele.

Vereador José Reginaldo Moreti fala sobre visitas

O vereador José Reginaldo Moreti falou durante a sessão da Câmara Municipal sobre a visita que realizou no Ginásio de Esportes José Figueiredo que atualmente está passando por reformas. Ele esteve acompanhado do vice-prefeito Edvaldo Donizete de Morais.

O parlamentar comentou que o ginásio está passando por uma ampla reforma. “Realmente, é uma reforma que estão fazendo dentro do ginásio. Há muito tempo existia a necessidade desta reforma, que vai beneficiar os atletas de nossa cidade”, comentou ele.

Moreti também esteve visitando a creche Josefina Rawagnani Caligaris, onde foi recebido pela diretora Dora. Na oportunidade, o vereador constatou o atendimento de qualidade que é oferecido para as crianças do município, como melhorias na alimentação e disponibilidade de uma área para as crianças brincarem durante a estadia na creche.

O vereador também citou a instalação de câmeras de segurança no Pronto Socorro Municipal, que oferecem mais segurança para os trabalhadores da área de Saúde. “Eu solicitei também que fossem instaladas câmeras de segurança também nos postos de saúde da família e farmácia pública,  pois favorece mais segurança para os funcionários e pacientes”, disse ele.

Vereadora Maurilia Landim reivindica construção de casas

A vereadora Maurilia Landim (PDT), falou durante a sessao ordinária da Câmara Municipal sobre a formação do Conselho dos Direitos da Mulher, tão defendida pela vereadora Maria Aparecida Silva Armani (PT), a Cida Armani.

A parlamentar disse que está participando junto com sua colega de vereança na formação do Conselho da Mulher. “Estou participando de três comissões para estar formando este conselho em nossa cidade. Tenho certeza que nós vamos buscar políticas públicas paras as mulheres”, disse ela.

Outro assuntoa bordado pela vereadora foi em relação as casas populares. “Estamos sendo cobradas por famílias, em especial as mulheres, em relação as  construção de casas populares. Sabemos que o aluguel de casas em Guaíra é muito alto e as famílais que sobrem. Eu gostasria de cobrar a construção destas moradias para benificiar a nossa comundiade”, disse ele.

A vereadora Maurilia Landim também cobrou  médico pediatra no pronto socorro e mais ginecologistas na área de saúde do município.

Vereador José Mendonça fala sobre terreno da APAE

O vereador José Mendonça (DEM), fez uso da tribuna durante a última sessão da Câmara Municipal para falar sobre seu posicionamento em relação ao terreno da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

O parlamentar fez comentário à declarações feitas por ele durante sessão ordinária em relação a posição da atual administração em não doar, em sua totalidade, o terreno para a entidade. “Há algum tempo fiz uso desta tribuna para fazer pronunciamento em relação ao terreno da APAE. Como houve algumas entrevistas nos jornais pelo senhor prefeito, fiz um acalorado discurso em defesa da entidade e acusando a administração que não estava fazendo a doação na totalidade do terreno e sim parte do imóvel, com o qual eu não concordo. Quero aqui afirmar novamente que em nenhum momento quis aqui me referir ao senhor José Carlos Augusto, professor, contador, pessoa física, e sim ao prefeito municipal, à instituição, à administração, à prefeitura municipal. Conheço o senhor José Carlos Augusto desde a adolescência e sempre foi uma pessoa correta e até que me prove ao contário, sempre terá o meu respeito”, disse ele.

José Mendonça reafirmou que é contra a construção de qualquer prédio público no terreno da APAE. “Sou contrário, pois entendo, que o terreno na sua totalidade pertence à entidade. Peço ao líder do prefeito que interceda junto ao rpefeito para que ele doe o terreno na sua totalidade, pois a entidade precisa do imóvel”, disse ele.

Vereadora Cida Armani destaca formação de conselhos

A vereadora Maria Aparecida Silva Armani(PT), a Cida Armani, comentou durante a sessão sobre a formação do Conselho Municipal do Idoso no município. Segundo ela, ocorreu uma reunião na Casa de Cultura para efetivar o conselho, e houve grande participação dos idosos.

Segundo a vereadora, os conselhos possuem grande importância na sociedade. “O idosos compareceu nesta reunião. Tivemos uma palestra muito importante e achei de grande valia, de grande importância. O conselho do idoso já está formado e várias reivindicações serão feitas. Cabe ao prefeito ouvir e atender as solicitações”, comentou ela.

A vereadora Cida Armani citou durante lei federal que garante as assistentes sociais a carga horária de trabalho de 40 horas semais. Ela solicitou ao poder Executivo que os profissionais desta área da prefeitura, também sejam beneficiados com esta lei.

Outro assunto abordado pela vereadora foi rem relação a calçadadas com desnível, que favorecem risco de acidentes. “Estive caminhando no parque Maracá e vi que existem algumas calçadas com desnível, o que podem ocorre acidentes envolvendo pessoas idosas”, disse ela.

Vereador João Barbosa destaca importância da água

O vereador João Francisco Barbosa (DEM), líder do prefeito na Câmara Municipal, falou durante a sessão ordinária, de uma visita realizada na Estação de Tratamento de Água (ETA).

Segundo ele, os investimentos que estão ocorrendo no departamento vão favorecer à comunidade. “Eu estive em visita à ETA e fiquei muito feliz em ver os investimentos que o prefeito está realizando na estação. Gostaria de pedir ás escolas que coloquem para seus alunos a importância das água para a vida do ser humano”, comentou ele.

O parlamentar também citou sobre a importância da comunidade fazer a separação do lixo orgânico do reciclável. “A população pode separar o que é reciclável e o que não é, pois assim estamos favorecendo a preservação do nosso meio ambiente”, disse ele.

Vereador José Renato solicita providências

O vereador José Renato Tavares fez uso da palavra durante a sessão da Cãmara Municipal e elogiou o trabalho do vereador Dr. Cecílio José Prates à frente da presidência da Casa de Leis, bem como desejou boas vindas ao vereador Marco Pugliesi, que assumiu no lugar de Renato Moreira.

Tavares destacou o trabalho do Instituto Reviver, que realizará o Natal Solidário que distribuirá cestas básicas para famílias carentes do município. “Será uma ação solidária importante para a nossa cidade, principalmente para as famílias carentes”, disse ele.

O vereador também aproveitou para cobrar da administração municipal a instalação de câmeras de segurança nas escolas municipais. “Nós reivindicamos as câmeras de segurança e até hoje não se tornaram realidade. Só fica na conversa e vai enrolando”, comentou ele.

O parlamentar voltou a cobrar uma solução para o prédio onde estava instalada a Delegacia de Defesa da Mulher. “Aquele prédio está sendo depredado, destruído, enquanto a prefeitura está pagando aluguel de casas na cidade”, destacou ele.

Vereador Marco Pugliesi anuncia conquistas para entidades

O vereador Marco Antônio Pugliesi (DEM), fez uso da palavra durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal e fez agradecimentos. Ele agradeceu a Deus, à família e também ao vereador Renato Moreira por ter lhe dado esta oportunidade de assumir a cadeira no Legislativo.

Pugliesi aproveitou para agradecer a confiança dos eleitores que depositaram seus votos em sua candidatura. “Agradeço a família guarense que confiou seu voto em mim na última campanha eleitoral. Obrigado a todos vocês”,  disse ele que agradeceu a presença da imprensa e dos funcionáriso da Câmara Municipal.

O vereador comentou durante a sessão a indicação do Conselho Tutelar do município que solicita que seja disponibilizado para as escolas públicas psicólogos e assistentes sociais. Segundo ele, na sua última legislatura, ele já havia feito esta solicitação ao prefeito da época, pois entendia ser necessária a participação destes profisisonais também nas escolas.

Marco Pugliesi citou viagem a São Paulo acompanhado do prefeito José Carlos Augusto onde solicitou recursos para as entidades. “Recebi um telefonema do secretário de Desenvolvimetno Social Rodrigo Garcia, o qual apoiei na última eleição para deputado e ele me informou que será destinado R$ 50 mil o SOS e R$ 50 mil  para o CEREA. Deverão ser convocados  para assinar os convênidos na DRADS de Barretos”, disse ele.