Vereador Renato Moreira preocupado com a possibilidade de Guaíra perder uma ETEC

Preocupado com a possibilidade de Guaíra perder uma unidade da Escola Técnica (ETEC) conquistada junto ao Governo do Estado de São Paulo, o vereador Renato César Moreira tem estudado alternativas para que isto não aconteça.

O parlamentar que na gestão passada foi responsável pela instalação de sala descentralizada do Centro Paula Souza, acredita que seria um retrocesso o município perder tão importante benefício que qualificaria o jovem guairense.

As ETECs oferecem 91 cursos técnicos nos setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. A partir do primeiro semestre de 2011 serão 98 cursos técnicos, além do Ensino Médio, Educação Básica, assim totalizando 99 cursos.

Guaíra corre o risco de perder a Escola Técnica porque não apresentou ainda para o Governo do Estado um prédio apropriado para receber a escola. Como toda a estrutura de funcionários, professores e material didático fica por conta do Estado, a parte da prefeitura seria apenas o prédio.

Como a prefeitura municipal ainda não disponibilizou para o Estado o prédio para instalação da ETEC, o município pode perder tal benefício e regredir na área educacional. “A educação, em todos os níveis, deve ser prioridade. Ainda mais quando se trata de qualificação profissional do jovem que teria a oportunidade do primeiro emprego”, disse Renato Moreira.

Preocupado com a possibilidade do município perder esta unidade educacional, o vereador Renato Moreira propôs que a prefeitura disponibilize o prédio da Incubadora de Empresas, onde existem apenas três empresas instaladas e 11 boxes à disposição.

Segundo o vereador, seria uma solução para o problema de imediato. “Acredito que tanto na Incubadora, como no próprio Seminário onde está instalada a Secretaria de Educação nós poderíamos, com algumas adequações,  sediar a nossa ETEC. Com isso, não perderíamos esta conquista importante para a comunidade guairense”, disse ele.

Hoje, Guaíra conta com apenas um curso descentralizada do Centro Paula Souza que custa ao municipio de R$ 8 a  R$ 10 mil ao mês. Somando dois cursos (o que era oferecido na gestão passada) totalizariam cerca de R$ 20 mil, valor este que poderia ser empregado no aluguel de um prédio para instalar a ETEC. Analisando desta forma, com o valor de dois cursos, a prefeitura poderia alugar um prédio, fazer as adequações necessárias e provisoriamente instalar a escola que poderia oferecer mais de 10 cursos profissionalizantes,  inclusive para alunos do ensino médio.

O vereador  também sugeriu ao prefeito que alugue um prédio particular para instalar a escola técnica. Dentre os locais apresentados, estão o prédio que abrigou a CTBC e também onde era a antiga Espetrin, hoje propriedade do Grupo Aguetoni.

De acordo com o vereador, o custo de um aluguel retornaria nos benefícios que a Escola Técnica traria para a cidade. “Uma escola técnica traria muitos benefícios, como a qualificação dos nossos jovens. Acredito que a atual administração não pode deixar o município perder tal importante investimento na área educacional”, disse ele.

Instalando a unidade da ETEC em este prédio provisório, o vereador acredita que poderiam ser iniciadas gestões junto ao Governo do Estado para conquistar recursos para a construção de um prédio proprío para a escola técnica em Guaíra.

Como última opçao, o vereador Renato Moreira sugere que sejam construídas salas em outas escolas municipais, remanejando os alunos para as mesmas, e desocupando o prédio da escola “Vicencina Vacaro Morsoleto” para abrigar a escola técnica.

Finalizando, o parlamentar disse que neste mandato apresentou vários projetos que poderiam beneficiar a população, muitos deles não colocados em prática pelo atual governo, mas que acredita que a ETEC é uma conquista da população. “Guaíra, como disse, não pode perder esta escola técnica. Seria retroceder em seu desenvolvimento. Espero a sensibilidade e o bom senso da atual administração para que a cidade continue desenvolvendo”, comentou Moreira.