RESENHA DA CAMARA MUNICIPAL (SESSÃO DO DIA 15/03)

Publicado em 18 / março / 2011 |

Presidenta fala sobre sua atuação parlamentar

 

A presidenta da Câmara Municipa, vereadora Maurilia Landim (PDT), falou durante a sessão da última terça-feira, sobre o trabalho desenvolvido na presidência do Legislativo.

Ela informou que tem procurado atender a comunidade. “Através deste trabalho, procuramos resolver o problema de nossa comunidade”, disse ela.

A vereadora também comentou reunião realiza com os comandantes da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar para tratar da segurança da cidade.

De acordo com Maurilia Landim, existe uma preocupação sobre a quantidade e efetivo da PM e GCM e diante disto, ela e os vereadores Renato Moreira e José Mendonça que participaram da reunião deverão estar tomando algumas providências.

A vereadora também convidou as mulheres guairenses a participarem mais das sessões ordinárias da Câmara Municipal. “No mês das mulheres, quero enaltecer a mulher da sociedade, como profissonal, mãe, esposa e cidadã guairense”, disse ela.

 

 

Vereador José Renato pede valorização da GCM

 

O vereador José Renato Tavares (PSB) cobrou durante a sessão da última terça-feira, 15, melhorias no padrão salarial dos Guardas Civis Municipais e também a realização de um concurso público para aumento do efetivo da GCM.

Tavares solicitou que o prefeito valorize e a Guarda Civil. “Pedimos ao prefeito que melhore o padrão e realize um concurso público para aumentar o efetivo, pois muitos guardas irão aposentar e teremos que substituí-los”, disse o vereador.

O parlamentar também lembrou que foi aprovada uma verba de R$ 200 mil dentro do orçamento da prefeitura deste ano que visa realizar reparos em guias. José Renato disse que a prefeitura pode resolver este problema que acumula água na porta das casas.

O vereador do PSB disse que muitas pessoas estão reclamando. “Nós disponibilizamos este recursos para resolver o problema. Já passaram três meses e até hoje a prefeitura não resolveu. Os cidadãos pagam os impostos e querem esta atenção do  Executivo”, disse ele.

 

Vereador Dr. Cecílio analisa orçamento

 

O vereador Dr. Cecílio José Prates (PDT), analisou durante a sessão da última terça-feira, 15, o orçamento da prefeitura municipal.

O parlamentar comentou sobre as indicações dos vereadores ao prefeito municipal estão diminuindo e aproveitou para analisar o orçamento da prefeitura municipal, que está orçado em R$ 100 milhões, e tem 4% de para investimento.

Segundo ele, o Executivo não possui recursos para atender as indicações. “Não existe dinheiro para atender estas indicações. O prefeito precisa fazer uma reforma administrativa. Agora está faltando 1 ano, 9 meses e 15 dias. Esperamos que agora a coisa ande”, disse ele.

O parlamentar também comentou o desinteresse das famílias tradicionais que formaram o município com as questões políticas. “As pessoas tradicionais não querem mais se envolver com a política. Se as famílias tradicionais não se envolverem com a política, com a cidade, o município não irá se desenvolver”, comentou Dr. Cecílio.

 

Vereador José Reginaldo Moreti comenta sobre bairro Guaritá

O vereador José Reginaldo Moreti (PSDB), falou durante a sessão da última terça-feira, 15, sobre a situação da escola Dalva Lelis Garcia Prado.

De acordo com o vereador, a escola está conservada. “Parabéns aos professores pelo trabalho que realizam em favor daquela comunidade. Fui na escola, procurei oferecer meus serviços como vereador, para poder auxiliá-los”, disse ele.

O parlamentar também convidou a população para participar neste dia 19 de março, sábado, de uma quermesse no bairro Guaritá, com Missa a ser celebrada. “Esta quermesse será em benefçio da comunidade católica do bairro. Quem vai lá vê o trabalho que a comunidade católica realiza naquela região. Quero agradecer também o Dr. Teo por tudo que faz por aqueles moradores”, disse.

Moreti também voltou a cobrar do Executivo uma maior valorização da Guarda Civil Municipal, em especial nos padrões salariais destes funcionários e a realização de um concurso público que possa fortalecer ainda mais a GCM.

O vereador comentou a situalção da rodovia Norival Pereira de Matos que liga o estado de São Paulo ao de Minas Gerais e disse que sempre busca reivindicações junto ao Governo do Estado, através do deputado Roberto Engler, para que esta estrada seja reconstruída.

 

 

Vereador José Mendonça fala sobre morte do professor Álvaro

 

O vereador José Mendonça (PDT), falou durante a sessão da última terça-feira, 15, sobre o falecimento do professor Álvaro Augusto Nogueira, fundador da Fanfarra da Escola Enoch Garcia Leal.

Mendonça disse que foi uma perda muito grande. “Guaíra hoje está triste. Foi um excelente professor, um homem honesto e que valorizava a sua família. Realmente, fiquei muito triste e quero aqui deixar meu pesar para a sua família”, comentou ele.

O vereador também citou o trabalho desenvolvido pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, através da empresária Josimara de Mendonça, que investe na cultura do município, através do projeto Guri e Ofício da Dança.

Mendonça disse que é um trabalho que merece elogios. “Quero parabenizar a Josimara pelo trabalho que desenvolve em favor da cultura de nossa cultura. A nossa comunidade é grata a ela por toda a sua dedicação”, comentou o vereador.

 

Vereador Renato Moreira  comenta visita nos bairros

 

O vereador Renato César Moreira (DEM) falou durante a sessão da última terça-feira, 15, sobre seu trabalho parlamentar e visita nos bairros da cidade.

De acordo com o parlamentar, durante a sua fala na última sessão ele não comentou sobre limpeza pública, mas sim sobre depredação do patrimônio público.

Segundo o vereador, o problema de limpeza pública vai muito além do trabalho Secretário. “Em momento algum eu tomei em assunto de limpeza. Muito pelo contrário, em termos de limpeza pública, o problema não está no secretário, o buraco está mais acima. Na última sessão eu apenas falei sobre a depredação das quadras esportivas e da situação de ruas e avenidas”, disse ele.

O parlamentar também comentou sua visita na escola Dalva Lelis Garcia Prado, onde constatou que é preciso realizar um trabalho mais efetivo na área de esportes e cultura voltados para os alunos daquela escola.

 

Vereadora Cida Armani fala sobre construção de casas

 

A vereadora Maria Aparecida Silva Armani (PT), a Cida Armani, falou durante a última sessão oridnária sobre a situação da empresa Predilecta no município.

Segundo a parlamentar, a empresa para ser instalada em Guaíra exigiu alguns benefícios dos produtores, como poço profundo, asfalto e o prédio do CEPAR, o que foi cedido.

A vereadora também comentou sobre a situação dos produtores rarais que plantam tomate. Segundo ela, no primeiro ano, tudo ocorreu entre os produtores rurais e a empresa.

Cida Armani disse que neste ano ocorreram problemas entre produtores e a empresa, prinicipalmente no momento da colheita do tomate. “Alguns produtores perderam o tomate maduro no pé. Esperamos que este problema possa ser resolvido”, disse ela.

A vereadora também comentou que foi procurada por cidadãs guairenses que solicitaram a ela que encaminhassem ao prefeito a preocuapção com a construção de casas em sitema de prédios. Segundo ela, estas mulheres querem casas, com mais espaço.

A parlamentar pediu ao prefeito que compre uma área e construa casas para população. “As pessaos querem casa, onde possam ampliar, fazer uma horta, plantar uma árvore na porta de casa. Peço ao prefeito que lute sim por um terreno e construa casas e não predinhos, pois a família guairense não é acostumada com este tipo de moradia”, comentou ela.

 

Vereador João Barbosa diz ser favorável a construção de casas

 

O vereador João Francisco Barbosa (DEM), falou durante a últiam sessão ordinária, sobre a importância da função parlamentar.

Barbosa disse que é uma honra utilizar a tribuna na Casa de Leis. “Usar esta tribuna, é sempre motivo para quem tem a legitimidade de um mandato conferido pelo voto. É aqui que se defende a comunidade, seja criando leis para o bem de todos ou exigindo serviços públicos de qualdiade para toda a comunidade”, disse ele.

O parlamentar também aproveitou a oportunidade para falar os vereadores sempre estão atentos aos anseios da comunidade. “Estarei sempre lutando por qualiadade na Educação, na Saúde e principalmente por construção de casas para a nossa comunidade. Lutarei sempre por todos os projetos que beneficiem a nossa população, em especial para construir casas populares”, disse.

O vereador disse que o prefeito está trabalhando para a construção de casas populares e que tem certeza que os vereadores estarão votando o projeto.

 

Vereador José Antônio critica situação de rodovia

 

O vereador José Antônio Lopes (PSB) elogiou o trabalho desenvolvido pelo empresário Denir Ferreira dos Santos, o Denir Barulho, no Instituto Reviver e também no Clube de Empreendedores.

O parlamentar destacou que o empresário envia para a Casa de Leis todos os balanços das atividades. “É uma entidade que nos envia os balanços de todas as atividades mês a mês. Quero parabenizar o Denir e a Mariângela pelo trabalho que desenvolvem pelo município”, disse ele.

José Antônio também falou sobre a situação da escola Dalva Lelis Garcia Prado que está carente de uma maior segurança, principalmente na área externa de seu prédio.

O vereador também disse que as mães precisam se unir contra a insegurança dos moradores. “Temos que apoiar estas mães. Não podemos admitir que isto continue acontecendo. O que depender de nós, elas têm o nosso apoio”, disse ele.

O parlamentar também critiou o Governador do Estado de São Paulo, pela situação da estrada Norival Pereira de Matos que liga a Minas Gerais. “Precisamso criticar o Governo do Estado, devido a situação desta estrada”, comentou ele.