Confira a resenha da última sessão da Câmara

Publicado em 5 / abril / 2010 |

Presidente José Renato fala sobre de desabafo dos vereadores

O vereador José Renato Tavares, presidente da Câmara Municipal fez referência aos comentários dos vereadores em relação às declarações do secretário de Saúde durante audiência pública.

Segundo ele, foi um verdadeiro desabafo dos vereadores. “Os vereadores fizeram verdadeiros desabafos. Não tenho nada contra o secretário de Saúde, mas que ele fracassou, ele fracassou”, disse ele.

De acordo com o parlamentar, tanto é que o prefeito já está a procura de um novo nome para ocupar a pasta de Saúde do município.

José Renato disse que se for para debater, o lugar ideal seriam as rádios da cidade. “Não desejo nada de ruim para ele. Nós desabafamos porque ele usa esta Casa de Leis para falar dos vereadores. Se quiser debater, vamos para uma rádio de nossa cidade para discutir assuntos de interesse da coletividade”, disse.

Vereador Dr. Cecílio comenta audiência da Saúde

O vereador Dr. Cecílio José Prates (PSB) comentou a realização da audiência pública pela área de Saúde do município na Câmara Municipal e disse que estava presente.

Prates afirmou que acompanhou a explanação da responsável pela área de Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e responsável do Pronto Socorro e acompanhou os números  apresentados.

O vereador analisou os números apresentados. “Esqueceram que nos logradouros públicos, onde funciona a Saúde, não tem condições sanitárias para atendimentos, um exemplo é o posto da rua 12”, disse ele.

Dr. Cecílio destacou os números apresentados: 28 mil viagens de ambulância e           50 mil atendimentos no pronto socorro. “Eu estou cansado de escutar isto aqui. Eu quero saber qual foi o índice de resolução destes casos”, destacou o vereador.

Segundo o parlamentar que também é medico atuante no município, quando se fala em Saúde é preciso ter o máximo de cuidado, precisa entender um pouco. “Tem muita coisa que não posso falar aqui, pois estarei sendo omisso aqui, e quando falo eu procuro levar a solução”, disse ele.

Vereador José Reginaldo Moreti enaltece Guarda Civil

O vereador José Reginaldo Moreti (PSDB) usou seus cinco minutos de explicações pessoais para elogiar o trabalho desenvolvido pela Guarda Civil Municipal no município.

De acordo com o vereador, a GCM é um exemplo de trabalho bem prestado para a comunidade, uma vez que os guardas também realizam a função de olhar os próprios público e desenvolver a defesa civil.

Para o vereador, a Guarda já completou 23 anos. “Nós temos que reconhecer o trabalho, a eficiência da nossa Guarda Municipal, nos cuidados ao patrimônio público e o serviço de defesa civil”, comentou.

Moreti solicitou o aumento do número de Guardas Civis, principalmente para que este serviço de qualidade seja ampliado. “Hoje a cidade cresceu e nós temos poucos guardas. Sugiro ao prefeito que faça um concurso público para aumentar o efetivo de nossa guarda”, destacou ele.

Outra reivindicação do vereador em relação a Guarda Civil é o aumento do número de viaturas. “A nossa guarda vem prestando um ótimo serviço à nossa comunidade guairense e devemos reconhecê-la”, disse ele.

Vereadora Maurilia Landim cobra valorização do servidor

A vereadora Maurilia Landim (PDT) cobrou do Poder Executivo que implante um projeto de valorização dos servidores públicos municipais.

De acordo com a vereadora, a atual administração poderia colocar em prática um programa de valorização, oferecendo palestras, treinamentos, equipamentos de proteção individual para os servidores.

Para Maurilia Landim, o servidor é importante para o município. “Existem várias reivindicações, dentre elas o plano de carreira. Que crie uma comissão para estudar projetos para os nossos servidores”, disse ele.

Outro assunto que a vereadora citou durante seu discurso foi em relação a proposta de fechamento do parque exposições Ademir Jovanini Augusto ao lado do Parque Ecológico Maracá.

Segundo a vereadora, o governo municipal dever ouvir a comunidade. “A democracia deve prevalecer acima de qualquer decisão tomada previamente. Que faça uma audiência pública para discutir esta situação”, disse ele.

Vereador José Mendonça faz sugestão à área de Saúde

O vereador José Mendonça (PDT) destacou a organização do trânsito na região do parque Ecológico Maracá, mais precisamente na avenida 31, onde o Departamento de Trânsito do Município promoveu mudanças.

Segundo ele, esta foi uma de suas reivindicações ao prefeito municipal. “Quero parabenizar a atual administração por ter restabelecido o trânsito na avenidas 29 e 31, pois o último governo fez mudanças e ninguém estava entendendo o que estava acontecendo. Hoje está restabelecido e organizado o trânsito daquela região”, disse ele.

O vereador também citou as mudanças no sistema de atendimento da população na área de Saúde que está recebendo investimentos na área de informática. “O secretário disse que a gente precisa ajudar, mas acredito que não seja somente informatizar. Que faça um cartão magnético para cada munícipe, facilitando assim o atendimento da população”, disse ele.

Vereador José Antônio defende vereadora Cida Armani

O vereador José Antônio Lopes (PSB) usou boa parte de seu discurso par defender a vereadora Cida Armani (PT) que segundo ele havia sido citada pelo Secretário de Saúde, Antônio Manoel da Silva Júnior, durante audiência pública.

De acordo com o vereador, a educação vem de berço. “A única coisa neste município que as pessoas devem entender é que a educação vem de berço. Se todos nós dentro desta Casa de Leis temos que respeitar é a vereadora Cida Armani. Podem falar de mim, do José Mendonça, do José Renato, falem o que quiser, mas não da dona Cida Armani”, disse ele.

O vereador direcionou o discurso para o secretário de Saúde. “Pode falar secretário, pois o povo vai reclamar e nós vamos criticar aqui. Agora, falar da Cida Armani é preciso antes lembrar todo trabalho que ela fez na Promoção Humana de 1997 a 2000. Além disso, ela criou três filhos menores e hoje está aqui representando todas as mulheres guairenses”, disse ele.

Finalizando, José Antônio disse que “da mesma forma que o secretário gosta da mãe dele, os filhos de dona Cida Armani gosta dela”. “Para mim é o maior exemplo que temos nesta Casa de Leis e para mim ela é espelho, pois olho nela, e olho para a minha mãe. Não admito, enquanto estiver nesta Casa de Leis, que alguém levante a palavra para a dona Cida”, disse ele.

Vereadora Cida Armani

A vereadora Cida Armani mais uma vez cobrou do Poder Executivo providências no sentido de melhorar a iluminação pública da cidade, principalmente em relação a postes com luz apagada.

De acordo com a vereadora, na avenida Neca Santana, nas proximidades do poso São Dimas, existem postes com luz apagada. “Existem três lâmpadas queimadas e os moradores não podem nem sair na calçada”, disse ela.

A vereadora também fez um discurso em relação as declarações do secretário municipal de Saúde que disse durante audiência pública que ela estaria com saudade do rosinha e que para ela ir ao Guarujá, onde o mesmo mora.

Cida Armani exigiu respeito do secretário e disse que não tem saudade do o ex-secretário de Saúde. “Eu disse que a população estava com saudade do Rosinha. Mas, contra fatos não existem argumentos, se for para comprar as duas gestões, muito pouco feito pela atual na área de Saúde”, disse ela.

Vereador Renato Moreira destaca reunião com a CTBC

O vereador Renato César Moreira (DEM) destacou a realização de reunião com diretores da CTBC (Companhia de Telefonia Brasil Central) na Câmara Municipal.

De acordo com o vereador, vários assuntos de interesse da comunidade foram debatidos, dentre eles a telefonia fixa, móvel e os serviços de internet, tanto a banda larga como o 3 G.

Para o vereador, segundo o que foram explicados pelos diretores da empresa, outras operadoras também estão com este mesmo problema. “Eles passaram para nós alguns indicadores, que caiu de janeiro de 2009 para janeiro de 20010. Para finalizar, eles nos informaram que eles precisam de mais uma torre de telefonia e estão preparando um novo local com a prefeitura”, disse ele.

Moreira disse que esteve visitando moradores do bairro Luiz Afonso e recebeu ligação de uma munícipe informando que não haviam resolvido o problema de acúmulo de água nas proximidades das casas.

De acordo com o vereador, ele fez a reivindicação junto ao prefeito que informou que estará resolvendo  o problema.

Vereador João Barbosa defende área de Saúde

O vereador João Francisco Barbosa (DEM) saiu em defesa da área de Saúde do município em relação aos avanços obtidos por esta administração.

O parlamentar disse que o desafio é grande. “A área de saúde é uma administração pública, pois são 24 horas por dia. Temos que fazer muita coisa ainda nesta área, mas é uma responsabilidade de todas as esferas, sejam elas municipais, estaduais ou federal”, comentou ele.

O parlamentar comentou que o problema da área da Saúde não é somente do município de Guaíra, mas de toda a região, citando inclusive a prefeita de Ribeirão Preto, Darcy Vera, como um exemplo.

Outro exemplo citado pelo vereador para comparar a área de Saúde como um problema mundial, foi o presidente dos EUA, Barack Obama que está tentando organizar a área em seu país.

De acordo com o vereador, o prefeito municipal coloca a área de Saúde como sendo a “menina de seus olhos”. “Será sempre assim, estaremos sempre trabalhando para que a Saúde melhore mais”, disse ele.