Vereadores reúnem-se com diretores da CTBC

Publicado em 31 / março / 2010 |
Diretores da CTBC estiveram reunidos com vereadores e equipe técnica da Câmara Municipal.

Os vereadores Renato César Moreira e João Francisco Barbosa, acompanhados do Chefe Operacional da Câmara Municipal Ricardo Soares Borghetti e do Contador/Assessor João José Assis Leite, participaram de uma reunião com diretores do alto escalão da empresa CTBC (Companhia de Telefonia Brasil Central), responsável pela telefonia em Guaíra.

Representando a empresa estiveram presentes na reunião realizada na sede da Casa de Leis, Luiz Felippe de Abreu – Diretor Regional, Luís Santos Alves Filho – Coordenador de Operações de Rede, José Emídio de Andrade – Coord. da Divisão de Projetos Estratégicos e Wagner Romão Valentin – Gerente de Vendas e Negócios Corporativos.

A reunião ocorreu após o vereador Renato César Moreira ter solicitado a presidência da Câmara o envio de uma moção de repúdio para a CTBC em relação às constantes reclamações de moradores sobre os serviços prestados pela operadora no município, entre eles telefonia fixa, móvel e internet banda larga (NETSUPER) e banda larga móvel (3G).

Na oportunidade, os diretores da empresa explicaram aos vereadores que foram realizados investimentos no ano de 2008 na rede de cabos no município e que todo trabalho foi uma modernização de toda infra-estrutura de rede da CTBC e que hoje, segundo indicadores de qualidade, não são registradas tantas reclamações referentes aos serviços prestados pela CTBC.

Dentro da área de internet, os questionamentos foram feitos pelo Chefe Operacional da Câmara Municipal, Ricardo Borghetti que numerou várias reclamações de internautas, dentre elas sobre a qualidade do sinal 3G (banda larga móvel) em Guaíra. Segundo foi informado pelos engenheiros da CTBC, atualmente a demanda por banda de internet em Guaíra aumentou consideravelmente, consumindo mais recursos de rede, principalmente em sites de streaming de vídeo e programas para baixar conteúdo da web de forma automatizada, que  são os grandes “comedores” de banda de internet, mas que com a estrutura montada pela CTBC, a internet NETSUPER somente apresenta lentidão em certos horários de pico, e que o serviço está entre os melhores do Brasil. Fato comprovado tendo-se em vista os preços e velocidades de internet NETSUPER aplicados em Guaíra. Já a internet banda larga móvel (3G) apresenta instabilidades devido ao grande número de usuários que estão fazendo seu uso de forma errada. O 3G é uma internet complementar à NETSUPER, e existem vários usuários que estão mudando da internet padrão ADSL (NETSUPER) para o 3G, ocasionando um tráfego 3G não esperado pela atual estrutura da rede. De acordo com o que foi explicado, todas as operadoras do Brasil e do mundo estão passando por este problema, tanto que o Governo Federal está com um plano de cadastro de operadoras 3G, e já foi aberto um processo de consulta pública de banda larga 3G justamente para resolver estes problemas. Os engenheiros da CTBC explicaram que estão sendo feitas melhorias na rede para suportar maior número de conexões em horários de pico, mas que para tanto é necessária a instalação de uma nova antena para transmissão de sinal, tanto para celular quanto para 3G.

A respeito da instalação da citada antena, o processo já se encontra em andamento, faltando apenas a definição de uma área para instalação da mesma.

De acordo com os vereadores, a reunião foi muito produtiva. “Nós, como parlamentares, temos a função de cobrar um serviço de qualidade para nossa população. Fizemos nossas reivindicações, ouvimos os diretores e mais uma vez demonstramos a força desta Casa de Leis perante os anseios de nossa coletividade”, disse Renato Moreira. “Tudo que é para o bem da nossa população sempre traz bons resultados sejam eles a curto ou longo prazo”, disse João Barbosa.