image15

A vereadora Maurilia Landim (PDT) iniciou seus trabalhos na Câmara Municipal já apresentando sugestões de políticas públicas para as mulheres  ao prefeito municipal José Carlos Augusto.

A vereadora afirma que procurará ser uma representante de toda a comunidade no Legislativo. “Neste primeiro momento estou apresentando estas indicações porque verifiquei a necessidade de ações políticas públicas no âmbito municipal para as mulheres”, disse Maurilia.

As três indicações apresentadas pela vereadora estão ligadas diretamente a Saúde, Geração de Emprego de Renda e orientações para as mulheres gestantes, principalmente as que aguardam a chegada do primeiro filho.

“O vereador tem entre as suas várias funções ouvir a sua comunidade. E, não poderia deixar de transformar os anseios do nosso povo em indicações e sugestões para que o prefeito municipal atenda as reivindicações da comunidade”, disse ela.

As três indicações da vereadora já foram deferidas pelo presidente da Casa de Leis, vereador José Mendonça, e seguirão para apreciação do Poder Executivo.

Clinica da Mulher
A vereadora Maurilia Landim apresentou a indicação número 39, que solicita ao Poder Executivo a criação da Clínica da Mulher, para atendimento preferencial e especializado ao público feminino na área de saúde pública.

Maurilia esclarece que tal indicação encontrava-se no seu plano de trabalho durante a campanha eleitoral. “Tal clínica se propõe a atender preferencialmente o público feminino, oferecendo atendimento de especialistas como obstetra e o ginecologista, além de exames necessários para que a mulher guairense tenha um atendimento digno na área de saúde”, disse ela.

Curso de gestantes
A segunda indicação, de número 40, solicita ao prefeito municipal que passe a oferecer no sistema municipal de saúde o Curso de Gestantes.

O objetivo principal do curso é mostrar os cuidados com os recém-nascidos, bem como a importância do pré-nata e o aleitamento, para uma melhor qualidade de vida para a criança e as “mamães de primeira viagem”.

Maurilia Landim destaca a importância deste curso para o município. “Capacitar e educar implica em transmitir informações e habilidades que possibilitem a mudança de atitudes em relação ao estudo da gravidez, ao parto e ao recém-nascido, dando uma visão real e humana sobre o assunto, oferecendo instrumento de reflexão e análise sobre a maternidade responsável”, disse a vereadora.

Cooperativas femininas
A vereadora também se preocupou com a geração de renda entre as mulheres, principalmente as donas de casa.

Segundo Maurília Landim, quando a mulher auxiliar no orçamento familiar, ela se sente valorizada.

A indicação de número 41 solicita ao prefeito municipal a criação de um programa municipal de incentivo as cooperativas femininas, que objetivem a produção de alimentos, artesanato e outros produtos do mesmo gênero.

Para a vereadora, este programa tem caráter econômico, e tem por objetivo reduzir o abismo social ainda existente entre homem e mulher. “Existem ainda na sociedade brasileira muitas mulheres que nunca tiveram a oportunidade de exercer uma  atividade remunerada em virtude do preconceito e da falta de oportunidade. Por isso sugiro que o governo municipal incentive a formação destas cooperativas, que podem modificar o futuro profissional da mulher guairense”, enalteceu Maurilia.

A vereadora ainda sugere que os espaços disponibilizados nos centros comunitários dos bairros sejam utilizados para a realização de cursos profissionalizantes e formação de cooperativas.